IPEM-RJ dá início a operação 'Criança Feliz'

Fiscais da Diretoria Técnica fiscalizaram produtos pré-medidos voltados para o público infantil

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Com a proximidade do Dia das Crianças, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) realiza, entre os dia 24 a 28 de setembro, a operação 'Criança Feliz', que visa fiscalizar produtos pré-medidos voltado para o consumo infantil. Na ocasião, fiscais da Diretoria Técnica do órgão estarão em estabelecimentos comercias recolhendo produtos que serão analisados no laboratório de Pré-Medidos do órgão na regional de Niterói.
De acordo com a presidente do IPEM-RJ, Soraya Santos, os produtos comestíveis serão alguns dos itens alvo da operação.
"Estamos de olho nos produtos que as crianças gostam, como por exemplo, achocolatados, biscoitos, cereais, entre outros. Visando a defesa do consumidor, o IPEM-RJ vai conferir se as indicações na etiqueta da embalagem confere com que o consumidor realmente está levando para casa. Não conta como peso o brinquedo e a embalagem", explicou.
Soraya Santos alerta ainda para as indicações do tipo tamanho família.
"Embalagens de tamanhos iguais podem conter quantidades diferentes. O consumidor precisa ler com atenção as indicações na etiqueta ou no rótulo da embalagem, que devem estar impressa, de forma clara e legível, a sua quantidade. E, o brinquedo deve estar certificado pelo Inmetro", observou.
O diretor Técnico do IPEM-RJ, Julio Cesar, lembra ainda que produtos de higiene destinados ao público infantil também serão analisados.
"O IPEM-RJ também estará recolhendo amostras de xampus, condicionadores, pastas de dente e outros produtos destinados às crianças. Com embalagens atrativas, muitas vezes, o consumidor compra sem saber o que realmente está levando para casa", revelou.
Vale a pena ressaltar que produtos pré-medidos são aqueles embalados e medidos sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização.