Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

IPEM-RJ lança seu primeiro selo de certificação

Selo integra o ‘Programa de Incentivo à Modernização, Renovação e Sustentabilidade da Frota de Caminhões do Estado’


quarta-feira, 23 de outubro de 2013



O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) lançou seu primeiro selo de certificação que integra o ‘Programa de Incentivo à Modernização, Renovação e Sustentabilidade da Frota de Caminhões do Estado’. O lançamento aconteceu hoje, juntamente com o programa, na presença do governador Sérgio Cabral e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, em cerimônia realizada na fábrica de caminhões MAN Latin America, em Resende.
O programa tem como objetivo reduzir a idade média da frota de veículos, que hoje chega a 17 anos. No total, o Estado tem 137 mil caminhões, sendo que 51% têm mais de 20 anos de uso. A intenção do Governo do Estado é substituir até 40 mil veículos nos próximos cinco anos, abaixando assim a média de idade.
Para participar do programa, o dono do caminhão entrega o veículo antigo, que será comprado por uma empresa de reciclagem certificado pelo IPEM-RJ. Após a entrega para reciclagem, o proprietário recebe um certificado no valor do caminhão, o que o habilita a participar do programa. Esse valor será abatido na compra do novo veículo e ainda haverá a isenção de ICMS.
De acordo com a presidente do IPEM-RJ, Soraya Santos, duas empresas já receberam o selo do órgão.
“As siderúrgicas Votorantim e Gerdau foram as duas primeiras empresas certificadas pelo IPEM. O dia de hoje é um marco para a história do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, que em 56 anos de existência, lança seu primeiro selo de certificação em um programa que valoriza o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.
Durante o lançamento do programa, o secretário Julio Bueno anunciou que o Governo do Estado concederá um segundo benefício ao comprador: um crédito dividido em 48 parcelas, equivalente aos 12% do valor do caminhão novo, para ser abatido do ICMS a ser pago pelo contribuinte sobre as atividades do caminhão.
“A medida favorece indiretamente o caminhoneiro que não quiser comprar um veículo novo, porque ele pode vender diretamente para um frotista e com os recursos comprar um seminovo. Na verdade, o benefício cria essa demanda por caminhões velhos inexistentes hoje em dia”, avaliou.
Entre os principais benefícios que o Estado terá com a adoção do Programa de Renovação de Frota de Caminhões está a redução das emissões de gases nocivos à saúde, pois os caminhões O Km emitem 20 vezes menos partículas do que os antigos.
Além disso, destacou o secretário Julio Bueno, há também um impacto positivo no trânsito do Estado, já que caminhões antigos prejudicam o tráfego, causam acidentes e diminuem a produtividade de alguns setores.
“Há ainda a expectativa de uma melhora expressiva no desempenho do segmento automotivo e de transportes como resultado desse Programa, já que a venda de caminhões novos, e mesmo usados mais novos do que os que rodam hoje, podem movimentar a economia, gerando mais empregos e melhor renda”.

União

Em seu discurso, o governador Sérgio Cabral elogiou a iniciativa do IPEM-RJ em lançar seu primeiro selo e destacou a união dos órgãos estaduais para a realização do programa.
“Fico orgulhoso quando vejo que todos que aqui estão presentes fazem parte de um time que muda para melhor o Estado do Rio de Janeiro e que esse programa só está saindo do papel devido à união de todos os órgãos que acreditaram nessa ideia. Quero deixar registrada minha felicidade quando vejo o esforço da presidente do IPEM, Soraya Santos, em abraçar os projetos que o Governo do Estado acredita e de colocar o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro onde ele está. Além disso, queremos que o Estado do Rio de Janeiro se torne um exemplo para o Brasil de sustentabilidade na frota de caminhões que circulam por suas estradas”, revelou.


Texto e fotos: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia