Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

AÇÃO ALUNO NOTA 10! ENCONTRA IRREGULARIDADES EM MATERIAL ESCOLAR

Fiscais da Diretoria de Conformidade constataram que os produtos estavam sendo comercializados fora da regulamentação do INMETRO


Monday, February 22, 2021



Com a definição do retorno da volta às aulas presenciais para o próximo dia 24, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) divulga hoje o balanço final da ‘Operação Aluno Nota 10!’.

Durante duas semanas, os fiscais da Diretoria Técnica (DITEC) e da Diretoria de Conformidade (DCONF) do órgão verificaram, se artigos escolares colocados à venda estão sendo comercializados de acordo com a regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Durante a ‘Operação Aluno Nota 10!’, 21 empresas foram fiscalizadas pelos técnicos da DCONF, sendo encontradas irregularidades em três. Ao todo, foram apreendidos pelos fiscais 41 tesouras escolares, 29 compassos, 150 lápis e 103 apontadores.

“A fiscalização, que visa garantir a segurança dos estudantes que estão retornando às aulas, faz parte do calendário de operações especiais de datas sazonais”, explica Sérgio Macedo, Diretor de Conformidade do IPEM-RJ.

Material coletado para perícia

Além disso, os fiscais metrológicos da DITEC coletaram para análise técnica 130 unidades de diferentes produtos como caderno, etiqueta, folha A4, agenda, caneta, cola, clipes e grampos.

A perícia dos produtos, realizada no Laboratório de Pré-Medidos do órgão, visou verificar se as indicações de quantidade e de dimensão correspondem ao indicado na embalagem ao consumidor.

“Todas as perícias realizadas em nosso laboratório foram aprovadas. Essas perícias são de suma importância, pois é o IPEM-RJ trabalhando na garantia do direito do consumidor”, explica Rogério Berruezo, Diretor Técnico do Instituto.

Apesar da fiscalização ser realizada normalmente ao longo do ano, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro intensificou as ações voltadas para os artigos de material escolar devido ao retorno das aulas, seja remota ou presencial devido à pandemia.

“Nosso objetivo é resguardar o direito do consumidor na hora da compra. Os consumidores que têm alguma tipo de dúvida com relação ao material escolar devem entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ, que funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, através do telefone 0800.282.3040 ”, explicou o presidente do IPEM-RJ, Martins.

Crédito: Joyce Pimentel / Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia

Notícias relacionadas

IPEM-RJ inicia ação para verificar peso de ovos de Páscoa
Consumidores precisam ficar atentos a alguns detalhes
IPEM-RJ dá início a 'Operação Natal'
Produtos natalinos serão alvo de fiscalização em todo o Estado