Em defesa do consumidor
Youtube Ipem-RJ
Twitter Ipem-RJ
Facebook Ipem-RJ
Instagram Ipem-RJ



 
 

‘Operação Volta às Aulas’ reprova grampos e elásticos

Produtos apresentam menos quantidade do que o indicado na embalagem


Friday, January 31, 2014



O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) encerra a ‘Operação Volta às Aulas’ e conclui que grampos e elásticos são comercializados com menor quantidade do que o indicado na embalagem. Após os produtos serão coletados e levados para análise no laboratório do órgão, os técnicos do Instituto constaram que o consumidor acaba sendo lesado na hora da compra desses produtos. Já os estabelecimentos que comercializavam os produtos foram notificados, e terão prazo de dez dias para apresentarem defesa, caso contrário, estarão sujeito à multa que varia de R$ 100 a R$ 60 mil.
Durante uma semana os fiscais da Diretoria Técnica do órgão verificaram, em lojas e papelarias do Centro da cidade e das zonas Norte e Sul do Rio, se o material escolar colocado à venda estava dentro das especificações exigidas por lei. Na ocasião, foram coletadas para análise 1.128 unidades de 38 marcas de produtos diferentes, como cadernos, tintas guaches, cola massa de modelar, papel A4, elásticos e grampos.
De acordo com a presidente o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro, Soraya Santos, a ‘Operação Volta às Aulas’ foi desencadeada após o aumento no número de ligações dos consumidores com dúvidas referentes ao material escolar na Ouvidoria do IPEM-RJ.
“Desde o início de janeiro, a Ouvidoria do IPEM-RJ já recebeu cerca de 27 ligações de consumidores que têm algum tipo de dúvida com relação ao material escolar. Nosso objetivo é resguardar o direito do consumidor na hora da compra”, afirmou.
O consumidor que tiver dúvidas com relação a qualquer produto adquirido deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-RJ, através do 0800.282.3040, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Texto: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ
Fotos: Joyce Pimentel/Ascom IPEM-RJ

Vídeos relacionados

Não há vídeos relacionados à notícia

Documentos relacionados

Não há documentos relacionados à notícia